Dicas3 formas de decorar (ou criar) o hall da sua casa
Aprenda como transformar este ambiente de passagem em lugar de destaque.
Antigamente, por volta do século XVIII, a entrada da casa era pensada de forma a ser um lugar tranquilo, onde as pessoas que chegavam, a maioria de lugares distantes, pudessem descansar.
Neste sentido, pensar na decoração do hall tem a sua importância, uma vez que este pequeno ambiente de passagem é responsável por acomodar as coisas que trazemos da rua, receber os nossos amigos e ser a antessala do nosso universo particular.
Nem sempre temos este ambiente bem demarcado e muitos já entram diretamente na sala, mas é possível, com alguns recursos, delimitar este espaço, como mostraremos a seguir.
Transformá-lo em uma caixa
Por ser um ambiente pequeno, assim como o lavabo, o hall comporta algumas ousadias, como este recurso de transformá-lo em uma caixa. Aqui vale lançar mão da madeira (de verdade), criando painéis que vestem a parede e o teto, assim como papel de parede e, no caso de um orçamento mais enxuto, usar tinta.
Vale observar que a porta deve ser integrada à decoração, portanto, ao usar papel de parede, pinte-a com a cor do fundo do papel de parede, ou opte por uma cor contrastante que dê destaque somente à porta.
Móveis para delimitar o espaço.
A maioria dos imóveis atuais não possuem um espaço delimitado para o hall. Por isso, usando algum mobiliário e decoração, conseguimos demarcar este espaço que é tão útil para quem entra e para quem sai da casa.
Neste caso, ao lado da porta, pense em ganchos para pendurar bolsas e casacos, um banco onde é possível sentar e tirar os sapatos, e uma mesa de apoio onde é possível colocar uma série de objetos úteis.
Se for o caso, use um tapete exclusivo para este ambiente, uma vez que este item tem a função demarcar espaços.
Sempre mantenha a ordem neste lugar, que facilmente pode se transformar em um canto de bagunça.
Objetos
Sendo um lugar de transição, é importante ver o que é próprio da família ao entrar e sair de casa. Se gostam ou não de tirar os sapatos, se preferem ou não deixar a bolsa à mão e por aí vai.
Porém, em geral, o hall de entrada, seja ele um espaço com paredes ou não, comporta uma iluminação própria, com abajures e arandelas; um espelho, tão útil para aquela última olhada antes de sair, ou para a visita, ao chegar; um bloco de notas para deixar recados; e bandejas, que organizam chaves e correspondências.
Além da utilidade, o hall é como um cartão de visitas. Por isso, não deixe de embelezá-lo com velas aromáticas, flores frescas e um quadro bonito - se o espaço comportar. Este quê de "inutilidade" é o que torna a nossa vida agradável e não requer maiores explicações.
O Decore a Sala será o guia que vai te ajudar a fazer escolhas inteligentes e criativas para decorar o seu hall e deixá-lo lindo e receptivo.
Quero fazer minha inscrição no Decore a Sala