DicasA decoração da sua casa precisa ser sonhada muito antes de acontecer.
Para que sua decoração seja autêntica e fale sobre você, é essencial a criação de um mapa de referências.

Existe um problema que acontece quando o assunto é decoração, mas que não costuma ser muito comentado.
É o caso da pessoa que tem dinheiro e está disposta a usá-lo, quer investir, mas não sabe do que gosta e este problema é agravado pelas inúmeras imagens e informações que recebemos a todo momento, o que nos faz perder as referências.
Por isso, muito antes de começar a decoração, você precisa sonhá-la em detalhes e, em seguida, planejá-la. Este processo é o que construirá o seu mapa de referências, sem o qual é impossível chegar ao destino final.
"Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve". Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas.
As referências são um conjunto de coisas que você conecta ao seu coração e, para tê-las, é necessário autoconhecimento, um mergulho nas suas memórias e valores, que, diante do bombardeio de informações e imagens que recebemos diariamente, servirão como estacas que sinalizam o caminho certo.
E tudo isso pode ser coletado de formas muito simples, a começar por anotações de lembranças da sua vida, como aquela casa no seu bairro que você admirava, a decoração de um hotel que você se hospedou em uma viagem, aquela poltrona da sala da sua avó e a cozinha da sua mãe que era tão prática. Anote as características e objetos de cada um desses lugares, e você terá um padrão inicial.
E, nesta esteira, anote também os hábitos e rotinas da sua casa, como a frequência de uso da cozinha, se sua família conta ou não com ajuda na limpeza, se costumam ler e/ou ver TV e por aí vai.
Feita esta anamnese, é hora de traduzi-la em imagens. Felizmente, contamos com recursos muito úteis neste sentido, como o Pinterest. Sim, é verdade que ele pode mais atrapalhar que ajudar, mas somente se você não fez o exercício anterior. Portanto, crie painéis (boards) com todas as imagens que contenham as características que você busca e anote na própria imagem o que chamou a sua atenção: uma cor, um modelo, um estilo etc.

Outro artifício muito utilizado antes do advento da internet e que ainda é muito válido, é o uso de revistas. Recorte-as, coloque marcadores e assim seu mapa de referências estará pronto para te guiar.

Com essa pesquisa bem montada e organizada, você começará a ter um raio-x de quem você é, de qual é o seu estilo e, a partir disso, poderá escolher melhor. A decoração passará a ser um grande prazer, um hobby, e o melhor: você conseguirá, de verdade, ter uma casa que seja a sua cara!

Nos Decores você encontrará uma gama de referências, escolhidas a dedo por mim, para se inspirar e decorar a sua casa com maior segurança.
Quero conhecer a família Decore agora