DicasÀ mesa
Mobiliário e lugar simbólico, a mesa é palco dos maiores acontecimentos da nossa história.
Hoje a nossa conversa acontecerá ao redor da mesa, afinal, esse assunto é tão importante que estamos a todo vapor preparando um curso especial sobre ela.
É nela que as famílias e amigos se reúnem, dividem suas alegrias e tristezas e estreitam suas relações. Dividir a mesa é algo tão íntimo, que dificilmente partilhamos uma refeição com alguém com quem não temos afinidade. Por isso, o ritual de estar à mesa deve ser tão valorizado por todos nós.
A tradição nos mostra que compartilhar as refeições é algo milenar. Os cuidados com a casa e com os utensílios, além do preparo dos alimentos, eram formas de demonstrar a importância de cada pessoa. No império romano, este ritual estava intimamente ligado à vida pública e familiar, sendo que o hábito se estendeu para todo o mundo ocidental até os nossos tempos.
Um exemplo clássico da importância de uma refeição à mesa é a Última Ceia de Cristo com os seus apóstolos. Este ato selou a íntima amizade entre eles antes da Sua Paixão e foi eternizada por diversos artistas ao longo da história.
Não devemos ignorar a sua importância e, por isso, apesar de todas as dificuldades do dia a dia que nos levam a comer rápido, ou até mesmo em pé no balcão da cozinha, listamos abaixo algumas dicas que te ajudarão a manter este ritual que é tão salutar.
Os tipos de mesa
No Decore a Sala, falamos sobre os tipos de mesas que são mais usadas nos nossos projetos. Na verdade, quem dita o formato é o layout do ambiente, mas, de forma geral, nunca optamos pela mesa quadrada, pois, no lugar dela, sempre cabe uma redonda que atende melhor a circulação.
Quanto ao material, não gostamos da mesa de vidro como mesa de jantar, já que, geralmente, ela desaparece no ambiente, além de demandar o uso de alguma toalha e ser desconfortável para aqueles que estão nela, uma vez que é possível ver suas pernas e pés.
O enxoval
Escolher com carinho os itens que compõem a mesa é uma forma de valorizar nossos convidados. Não é necessário ter diversos aparelhos de jantar, faqueiros e taças, mas tenha o básico e o suficiente para a quantidade de assentos da sua mesa. E lembre-se: na dúvida, opte pela simplicidade. Aqui, deixamos uma lista para te guiar:
- Pratos rasos
- Pratos fundos
- Pratos de sobremesa
- Xícaras de Chá
- Xícaras de Café
- Garfos, facas e colheres
- Taças para vinho e água
- Uma toalha de tecido 100% natural
- Guardanapos de tecido 100% natural
- Bandeja
- Duas travessas
- Garfos e Colheres de servir
- Alguns vasinhos para decorar
- Um castiçal para aquele dia mais especial
Sabemos que, lendo assim, parece muita coisa, mas não é. Com estes itens, você poderá servir os mais variados tipos de refeições.
A ordem
Tudo é uma questão de ordem, por isso, ter os itens que serão utilizados à mão é uma forma de não desistir de arrumar a mesa.
- Se possível, guarde os itens próximos à mesa, em um aparador ou buffet.
- Pendure as toalhas em calceiros, assim você evita ter que passá-las todas as vezes que quiser usá-las.
Dito isso, não vejo a hora de te mostrar o resultado do que estou gravando no momento. Será uma verdadeira imersão no universo de servir. Mas, enquanto o material não fica pronto, deixo aqui esses pontos simples para que você pratique este ritual tão significativo e passe a se animar cada vez mais com a ideia de arrumar a mesa!
- 1https://revista.sociedadedamesa.com.br/2015/12/na-cozinha-tem-historia-mesa/ - consultado no dia 09-06-2022 às 12:20.
No Decore a Sala você encontrará tudo o que precisa para fazer escolhas inteligentes de decoração para a sua sala de jantar - mesmo que você seja completamente leiga.
Quero acessar o Decore a Sala agora