fechar

 

Voltar

DicasComo cultivar o hábito da leitura criando ambientes especiais.

Hoje a conversa é sobre leitura, este hábito que nos é muito caro e que tem o poder de transformar as nossas vidas.

Através da leitura de bons livros, nossa imaginação se abre, nos reconhecemos nos mais diversos personagens e situações, e com isso, conseguimos achar soluções para os nossos próprios dramas.

Mas o que leitura tem a ver com decoração? Muito!

Neste texto, queremos te mostrar como criar o ambiente adequado pode te incentivar a ler.


Livros pela casa

Há leituras que exigem maior concentração, como as que são objeto dos nossos estudos, outras que podem ser feitas em momentos de descontração, e por fim, as leituras espirituais, que fecham o nosso dia com uma reflexão.

Já falamos por aqui que os livros são excelentes itens de decoração. Eles dão personalidade à casa e mostram muito das pessoas que vivem ali.

Quando estão na sala, além de decorarem a mesa de centro, são um convite para uma leitura rápida, quando damos uma pausa para o cafezinho. Também são fontes de assuntos quando há um encontro entre amigos e é um ótimo ambiente para deixar livros ao alcance das crianças.

Deixar os livros das crianças nas prateleiras mais baixas é um ótimo incentivo para a leitura. Projeto Sambaiba Arquitetura. Foto: Arqgrafia.
Os livros na sala são pretexto para conversas e uma leitura rápida. Projeto: Roberta Maranhão Arquitetura. Foto: Rafael Renzo.

O escritório, que também faz as vezes de biblioteca, é o ambiente ideal para a concentração. Ter os livros do momento, organizados em prateleiras de fácil acesso, é uma forma de não se perder em meio a tantos assuntos.

O escritório como ambiente para uma leitura mais concentrada. Projeto Sambaiba Arquitetura. Foto: Ana Mello.

Alguns acessórios também ajudam nesta prática. Lembre-se de dispor de lápis e canetas, além de cadernos próprios para cada livro, assim, além de ficarem bonitos sobre a mesa, com anotações bem feitas, você absorve melhor as lições do livro.

Ter uma cadeira e iluminação adequadas, e um ambiente arejado, assuntos que já abordamos em outros posts, são aliados na hora da leitura.

Outro ambiente muito propício para a leitura, é o quarto. A expressão “livro de cabeceira” não é a toa. São os livros que nos fazem refletir, que nos aconselham e ajudam a fazermos um balanço do nosso dia: a Bíblia ou algum livro espiritual que lidos com regularidade, vão construindo o edifício da nossa fé.

Para ajudar, tenha mesas de cabeceira com prateleiras e/ou gavetas e invista em uma arandela com iluminação focada.

Poltrona e luminária para aquela última leitura do dia. Projeto Sambaiba Arquitetura. Foto: MCA Estúdio.

Em um mundo de tantos estímulos rápidos, o hábito da leitura tem sido deixado de lado. Mas somente as coisas que levam tempo e exigem esforço, é que são capazes de nos edificar. Assim como a decoração da casa, um hábito exige constância e te ajudar a criar ambientes que o facilitem, é a razão de estarmos aqui.

Somos movidos pela beleza, por isso, use ela a favor daquilo que pode melhorar você e sua família.

Nos Decores você terá um guia completo para escolher cada detalhe da decoração dos ambientes da sua casa: cores, pisos, móveis, objetos - tudo de acordo com o seu estilo.

Quero conhecer os Decores