fechar

 

Voltar

DicasO que levar em consideração na hora de escolher tapetes

Existem alguns critérios que podem te ajudar na escolha deste item tão importante na decoração. Veja quais são eles.

Um dos elementos decorativos mais antigos que temos notícia, os tapetes são um universo a ser desbravado. Fabricados de forma artesanal, serviam para contar histórias, ilustrar mapas e hoje são peças importantes de diversos museus mundo afora.

Os tapetes são um universo a ser desbravado e peças fundamentais na decoração. Foto: Juli Kosolapova on Unsplash.

Porém, para o nosso dia a dia, devemos lançar mão de alguns critérios para escolher o que melhor nos atende. Por isso, deixamos aqui algumas sugestões que podem te ajudar.



Função

O tapete tem a função de demarcar e setorizar um ambiente, separando-o dos demais. Por exemplo, em algo tão contemporâneo como o conceito aberto de sala de estar, jantar e cozinha, o tapete indicará o lugar da sala de estar e dos móveis que a compõem.

Veja como o tapete delimita a área do lounge e a área da sala de tv. Projeto Sambaiba Arquitetura. Foto: Ana Mello Fotografia.


Neste sentido, é necessário conjugar esta função ao tamanho do ambiente, ou seja, à sua proporção, pois funcionando como uma espécie de moldura, o tapete pode reduzir ou ampliar o espaço em que se encontra.

Vale lembrar que no escritório não usamos tapete sob a mesa de jantar, uma vez que entendemos que a própria mesa e cadeiras já delimitam o seu espaço, não sendo necessário o tapete.



Tipos de Tapete

Neste quesito, temos uma infinidade de opções, dentre eles os orientais, que são os persas e os kilims de algodão com estampas; os de tramas naturais, como os de sisal, juta, corda; e os que misturam todos estes elementos, os completamente sintéticos, de pelo baixo e felpudos.

Tapete de tear de algodão, com toque macio, é ideal para áreas íntimas, onde as pessoas têm mais contato com o material. Projeto Sambaiba Arquitetura.

Para definir qual é o melhor, é necessário ter sensibilidade para o tipo de tapete que queremos usar em cada ambiente.

  • Tapetes felpudos são indicados para ambientes íntimos, ou seja, quartos, closets, sala íntima, home-theater, onde estarão as pessoas da casa e, portanto, com menos circulação. Esta sugestão é por uma questão prática: manutenção. Para as áreas de maior circulação de visitas, opte pelos tapetes mais baixos.
  • Na hora de escolher o uso de estampa ou não, quem manda é o piso. Se a paginação, ou seja, o desenho do piso for geométrico ou com desenhos, o indicado é acalmar com um tapete neutro, sem estampas. Lembre-se sempre do equilíbrio.


Cores

Encontramos uma infinidade de cores nos tapetes, e isso pode deixar a escolha ainda mais difícil. Sabemos que os tapetes roubam a cena, por isso, nossa indicação é que os tapetes coloridos sejam usados em ambientes menores, como o hall de entrada, corredores e antessalas, deixando esses ambientes alegres e não pensando com o resto da decoração

O tapete nesta decoração é o ponto de destaque, sendo o restante da decoração com tons neutros. Projeto Sambaiba Arquitetura.

Para ambientes maiores e de maior exposição, para não ter erro, opte por cores neutras com misturas de tramas. Dessa forma, a textura do tapete terá um ritmo que não o deixará sem graça.

Em resumo, tenha em mente a função que seu tapete deverá cumprir ao delimitar o espaço. Analise o nível de conforto que você gostaria de ter para cada ambiente, o que te ajudará a definir o tipo de tapete e o impacto que deseja dar à sua decoração, ao eleger a cor e estampa.

Com esse itinerário, sua escolha será mais assertiva e você poderá usufruir deste elemento de decoração tão importante.

No Decore a Sala você vai aprender tudo o que precisa para escolher o seu tapete e posicioná-lo da maneira correta.

Quero garantir o meu lugar no Decore a Sala