DicasOs 4 problemas que as pessoas enfrentam em uma casa desordenada
A falta de ordem limita a forma como você vive a sua casa. Veja como resolver este problema.
"Não repare a bagunça".
Quantas vezes não ouvimos esta frase para justificar uma falta de ordem ou um ruído na casa? Não, não estamos falando de ter uma casa perfeita, com cara de showroom, mas sim de uma casa minimamente ordenada que te permita viver bem e ter tempo para coisas que de fato importam.
Neste sentido, listamos alguns problemas que as pessoas enfrentam em uma casa desordenada e algumas soluções práticas de como resolvê-las.
Vergonha de receber visitas.
Você já passou pela situação de querer convidar amigos para tomar um vinho ou um café na sua casa, mas sentir vergonha por não achá-la tão bonita e arrumada?
Se isso já aconteceu, é hora de olhar para a sua casa com carinho e ver o que pode ser ajustado. Tirar os móveis que estão quebrados, trocar o estofamento do sofá e escolher um tapete bonito, substituir louças lascadas por novas. Ou, para um efeito instantâneo, colocar flores frescas e algumas velas cheirosas.
Dica extra: já colocamos neste post algumas orientações de como organizar objetos. Você verá que, com pequenas mudanças, sua casa ficará mais agradável para receber as pessoas.
Falta de espaço e praticidade pela distribuição errada dos móveis
Muitas vezes temos espaço, mas fica a impressão de que não há espaço para tudo. Com isso, a circulação fica prejudicada e as coisas não ficam distribuídas de forma a nos atender.
Este problema é facilmente resolvido com o desenho de um layout, serviço simples que pode ser feito por um designer de interiores ou arquiteto. Porém, no Decore, você encontra sugestões de layout e medidas adequadas para os ambientes.
Desorganização e dificuldade para achar itens, como utensílios domésticos, roupas e objetos
Já ocorreu, de durante um encontro de família ou amigos, na hora de servir algo, demorar horas para encontrar um item fundamental? Este problema ocorre pela falta de ordem na acomodação dos itens.
Santo Agostinho já dizia, "a paz é a tranquilidade na ordem". Sem ela, dificilmente conseguimos dar a atenção devida àqueles que recebemos, por exemplo, pois ficamos aflitos procurando aquilo que falta.
A paz na ordem começa quando temos o lugar certo para cada coisa, e isso não se aplica só às coisas materiais.
A boa notícia é que há muito conteúdo bom para nos ajudar nesta questão, inclusive no Decore.
Por isso, tenha próximo à mesa, em uma aparador ou buffet, tudo aquilo que você precisa para servir, por exemplo. Isso facilita seu dia a dia e poupa energia
Desânimo causado por um ambiente feio
Você já se sentiu desanimada com a própria casa? Sem energia e motivação? Com aquela sensação estranha de achar tudo meio triste e não se reconhecer nela? E aí, o seu lar, que deveria ser o lugar mais a sua cara e único do mundo, se torna um espaço qualquer, que não significa nada.
Este ponto está intimamente ligado ao primeiro tópico que tratamos aqui, afinal, uma vez que há este sentimento de vergonha da casa, ao ponto de não querer receber ninguém nela, nota-se que há uma falta de clareza sobre a própria personalidade.
Neste sentido, é importante pararmos e analisarmos que itens e objetos falam sobre nós, o que povoa o nosso imaginário e nos traz boas lembranças, e, aos poucos, transformar a sua casa em algo seu.
Falamos disso nos posts sobre como pensar a decoração e decorando com memórias.
E por que estamos falando isso? Porque é importante entender que Decoração não é só uma questão estética (embora saibamos que estética por si só é muito importante), mas também um projeto de decoração humaniza e melhora a sua qualidade de vida, te faz ganhar espaços que você nem sabia que tinha, te faz viver melhor.
Uma boa decoração permite que você chegue depois de um duro dia de trabalho e se sinta acolhida e revigorada. Afinal, um ambiente lindo e ordenado eleva e acalma a alma.
E você, como você percebe e enxerga a sua casa atualmente? Passa por algum desses problemas?
5 guias completos para você aprender a colocar a sua casa em ordem e decorá-la com capricho - mesmo sendo completamente leiga.
Conheça a família Decore e faça a sua inscrição agora