fechar

 

Voltar

DicasQuais hábitos de manutenção você cultiva na sua casa?

Se habituar a cuidar da casa pode mudar a sua relação com ela.

Pequenos hábitos, como cuidar dos itens que vão à mesa, a uma manutenção maior, expressam o carinho que temos com a nossa casa. Foto: Danielle Paiva.

Quais hábitos de manutenção você costuma fazer pela sua casa? Infelizmente, é bem comum que a resposta seja "nenhum". Muitas pessoas tratam a casa como se fosse um lugar qualquer. Com isso, o ambiente se torna feio, desleixado, rasgado, puído, desbotado, cansado, vazio de afeto.

No final, deixa de ser um lar e se torna um canto qualquer, que poderia ser de qualquer pessoa.

Por isso, nossa ideia aqui é deixar para você sugestões simples que possam te animar a fazer a manutenção da casa, e que certamente farão a diferença na sua forma de morar.



Inspecione as almofadas

As almofadas são itens muito utilizados no dia a dia da casa. Além de decorar, elas servem de apoio para as costas, suporte para um livro de leitura, sem contar que são jogadas de um lado para o outro e, por isso, se desgastam facilmente. E que bom que elas sejam usadas assim!

Porém, para manter a sua beleza e funcionalidade, vale renovar as capas e os enchimentos com certa frequência. Verifique se suas almofadas não estão manchadas, desbotadas e a condição do tecido.

Mas, se estiverem boas, cuide para organizá-las no seu sofá e adicione algum cheirinho da sua preferência. Este pequeno cuidado já dará outro aspecto à sua sala.

As almofadas são itens coringas na decoração, por isso, devem estar sempre cuidadas e organizadas. Projeto Sambaiba Arquitetura.


Mande seus tapetes e cortinas para lavar.

Talvez este seja um dos itens que mais passam batido na manutenção da casa. Sim, retirar os tapetes e principalmente as cortinas requer uma "parada técnica" na casa, mas vale a pena. Ter esses itens limpos e cheirosos, sem dúvida, faz a diferença, ainda mais considerando que o objetivo deles é trazer conforto às nossas salas e quartos.

Atualmente, existem empresas especializadas que fazem este trabalho de forma organizada, diminuindo os possíveis transtornos.

Tapetes e cortinas limpos dão outro aspecto à casa. Programe esta limpeza com alguma frequência. Projeto Sambaiba Arquitetura.


Reorganize as gavetas dos armários da cozinha e se livre dos talheres e utensílios tortos e velhos.

Quem nunca trocou os selinhos do supermercado por um utensílio de cozinha? Vamos acumulando, um brinde daqui, uma novidade trazida de viagem dali e, quando percebemos, estamos com a gaveta cheia de coisas sem uso e desconexas entre si.

Faça esta revisão dos seus utensílios, jogue fora aquilo que está quebrado e que não te atende mais. Deixe o essencial, assim, na hora em que precisar, não perderá tempo procurando no meio de um mar de itens sem serventia.

Utensílios e talheres organizados e em bom estado poupam tempo e energia quando precisamos deles. Foto: Danielle Paiva.


Como andam as toalhas de mesa e jogos americanos?

Faça esta inspeção nas suas gavetas, retirando aqueles tecidos que estão manchados e puídos e que não têm mais jeito. Nada mais triste que, na hora de servir, ver que a sua toalha está manchada, ou pior, deixá-la na gaveta sabendo que não tem mais condição de uso.

Abra espaço para itens novos e que trazem beleza ao dia a dia.

Guardanapos e jogos americanos bem cuidados transmitem carinho e zelo pelos que vivem na casa. Foto: Danielle Paiva.


Use aromas para perfumar o ambiente

Por fim, falamos deste item que fala tão diretamente aos nossos sentidos: os cheirinhos.

Quem não gosta de entrar em uma casa que acabou de passar por uma faxina? Temos a sensação de que ela está mais leve, não é mesmo?

Neste sentido, para coroar a limpeza da casa, coloque velas perfumadas sobre mesas laterais, de centro, no lavabo e banheiros, e também na cozinha (e lembre-se de queimar o pavio de todas, para não parecer vela de loja!).

Velas e flores trazem vida à casa e arrematam a decoração. Foto: Sant’Alberti.

Além disso, tenha flores (de verdade). Elas dão frescor ao ambiente e o torna vivo com a sua presença.

Cultive a manutenção da sua casa como um hábito para que ela se torne um lugar confortável, bonito e gostoso de se estar, e para que todos da sua família queiram e gostem de voltar para ela. Afinal, já dizia Aristóteles:
"Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito".

Mude a relação com a sua casa e aprenda fazer escolhas inteligentes de decoração com os Decores individuais (Decore a sala, cozinha, quarto, banheiro e home office).

Quero conhecer os Decores individuais