DicasTrês profissionais que não podem ficar de fora quando o assunto for o projeto da sua casa
O elo entre o sonho e realização da sua casa ideal depende de quem irá executar o projeto dela.
Construir e reformar uma casa ou apartamento requer um investimento importante. Por isso, é necessário ter muito planejamento e pé no chão. Na fase do projeto, é comum sonharmos e, por estarmos imbuídos de uma forte carga emocional, esquecermos de fazer perguntas básicas do tipo "quanto custa para executar?". O projeto aceita tudo. Nele, não há dificuldade de incluir uma janela, uma parede a mais ou a menos, de trocar o revestimento e por aí vai - mas você precisa se atentar se realmente pode arcar com tudo isso.
É aí que começamos a entrar na realidade e chegam os orçamentos.
É neste momento que muitos acordam e o bolso desempenha o papel que os faz ponderar se, de fato, aquele acabamento, aquela porta e janela, ou pior, se aquela mão de obra, é necessária.
Quem nunca passou por uma história assim?
Queremos, nesse post, falar sobre a importância dos profissionais que serão o elo entre este sonho e a realidade.
E, para ajudar, podemos imaginar o que seria de um bloco imenso de carrara, se não fosse a genialidade e habilidade de Michelangelo. É bem provável que não teríamos a escultura de Davi e a belíssima Pietá. Por analogia, podemos empregar este mesmo pensamento aos profissionais que serão contratados para estruturar e executar os nossos planos.
Neles, está a habilidade, a experiência, a perspicácia, o cuidado e o compromisso de entregar aquilo que você espera. E para tanto, há um preço a se pagar.
Vamos falar abaixo de três dos principais profissionais para a sua casa - mas é bom lembrar que há, também, tantos outros que merecem ser valorizados ao longo do processo.
-
Arquitetos e Designers de Interiores
São eles os profissionais capacitados para dar a solução que você espera de acordo com o investimento que se pretende fazer. Os bons profissionais são aqueles que te ajudarão a conciliar os seus sonhos com a realidade do seu bolso, ou seja, a investir de forma eficiente e ser aquela voz da consciência quando você estiver tomado pela emoção do projeto.
Por isso, não deixe de consultá-los antes de iniciar qualquer mudança. Procure profissionais com experiência naquilo que você pretende fazer. Além disso, peça referências e exemplos de trabalhos executados.
-
Mão de obra civil
Quando entramos em fase de orçamento, o susto das pessoas começa por aqui. É comum subestimarmos o trabalho desta mão de obra, quando, na verdade, é ela que será responsável por trazer grande parte do projeto à realidade.
De que vale comprar aquele revestimento lindo, se o assentamento não for bem feito? Ou projetar o rodapé invertido, se a mão de obra não tem experiência para executá-lo bem? Lembre-se: ao chegar aqui, todas essas ponderações já deverão ter sido feitas.
-
Marceneiro
Não basta apenas o projeto bem feito, mas é necessária a habilidade, o capricho e o conhecimento do marceneiro para que seu mobiliário tenha vida longa. Vale lembrar que a mão de obra neste setor é um gargalo, portanto, valorize os que são bons.
Por fim, queremos lembrar que cada trabalho digno, seja ele qual for, merece o seu sustento e remuneração justa. Devemos nos colocar no lugar de cada um desses profissionais e pensar no tempo, esforço físico e habilidade empregados nos trabalhos realizados.
Tudo isso tem o seu valor e, à medida que "esprememos" o preço, comprometemos a qualidade do projeto e o cuidado que será tomado com a nossa casa.
Lembre-se de que todo o processo de decoração, mesmo com a ajuda dos profissionais essenciais, começa com escolhas inteligentes.
Aprenda a fazer as melhores escolhas com a ajuda dos Decores