DicasUma casa com vida
Os objetos que adquirimos ao longo do tempo, ajudam a contar a nossa história.
Os objetos de uma casa são o mesmo que a alma é para a vida. Adquiridos ao longo do tempo, eles são a própria narrativa da nossa história e, por isso, devemos organizá-los como palavras, que, juntas, dão sentido a uma frase.
Neste post, vamos dividir algumas ideias de como incorporar à decoração itens que nos escapam, mas que dão personalidade às nossas casas, além de dicas práticas de como organizá-los e torná-los interessantes.
Livros
Quando falamos de objetos, nada fala mais sobre a nossa personalidade do que os livros, uma vez que eles são uma manifestação explícita dos nossos interesses e paixões.
Há muitas vantagens em decorar com livros: eles podem ser o início de uma boa conversa na falta de um tema, servem de apoio para outros objetos de decoração e, quando não é possível comprar aquela obra de arte do artista famoso, um livro com suas imagens ajuda a, de alguma forma, trazê-la para dentro da nossa casa.
Há livros que são verdadeiras obras de design, com capas e letras tão bonitas que são a decoração em si e até mesmo aquele livro antigo, comprado no sebo ou herdado da família, traz um elemento de conforto que todos nós procuramos.
Porém, se você não tem o hábito da leitura, não se trata de criar um cenário falso. Lembre-se de que queremos uma casa com personalidade e, se os livros não fazem parte da sua vida, é melhor pensar em algo diferente.
Aqui, deixamos algumas dicas de como você pode organizá-los:
- Empilhe dois ou três livros e finalize com algum objeto pequeno, como um vaso ou escultura.
- Em prateleiras, organize-os no sentido horizontal e vertical, assim, eles ganham ritmo.
- Entre uma fila e outra, coloque pequenos porta-retratos.
- Ilumine-os com pequenos spots ou abajures.
Fotos
Nos nossos dias, fotografar tornou-se algo muito fácil. Milhares de fotos ocupam as memórias dos nossos celulares, mas bem poucas são as que vão para os nossos porta-retratos. Quando vão, viram lembranças singelas da nossa vida.
Por ser algo tão íntimo, procure colocá-las em lugares reservados, como no escritório, no corredor de acesso aos quartos, nos quartos e closets.
Uma dica é misturar fotos de momentos marcantes, como o casamento, o batismo das crianças, com fotos do cotidiano, como uma caminhada na praia depois de um dia de sol.
Quadros, fotografias e afins
Vestir as paredes com quadros e fotografias é a fórmula certa para uma decoração interessante. O cartão postal de uma viagem, uma fotografia mais conceitual, uma pintura achada na feirinha de antiguidades e até mesmo a receita de bolo escrita à mão pela sua avó: tudo pode ser emoldurado e disposto na nossa galeria particular.
Para nossa alegria, atualmente existem diversos sites, leilões e feiras representando artistas interessantes, que são acessíveis aos mais variados bolsos. No Decore, deixamos algumas fotografias de bônus para te animar com este tema.
Por fim, são muitos os elementos que dão alma à nossa casa e que fazem dela verdadeiramente nossa, por isso, tome partido da sua história, tenha objetos que fazem sentido nesta narrativa e não se deixe levar apenas por modismos. Com este cuidado, paciência e critério, sua casa terá uma autêntica personalidade.
- Needleman, Deborah. The Perfectly Imperfect Home/ Deborah Needleman.-1st. ed. Clarkson Potter/Publishers.
Dê mais vida para a decoração da sua casa com os guias: Decore a sala, cozinha, quarto, banheiro ou home office. Você escolhe por onde quer começar.
Quero garantir meu lugar no Decore